Notícias

Justiça Federal em Blumenau conhece produção de indústria têxtil

By outubro 23, 2017 No Comments

Juízes e servidores da 2ª Vara Federal de Blumenau visitaram hoje (19/10/2017) visitaram hoje a empresa Lancaster, indústria de beneficiamento têxtil estabelecida no município desde a década de 1960. O objetivo foi conhecer as etapas do processo de produção, para facilitar a compreensão de documentos apresentados em ações judiciais de pedidos de aposentadoria.

A visita teve a participação dos juízes federais Adamastor Nicolau Turnes e Francisco Ostermann de Aguiar, além de servidores daquela unidade. Segundo relato de um dos integrantes do grupo, “o único contato de muitos com as atividades havia sido apenas através de depoimentos de testemunhas ou análises de formulários e laudos”. Os juízes consideraram que a visita qualifica o trabalho do Judiciário pelo conhecimento das rotinas das indústrias do Vale do Itajaí.

O grupo observou as etapas do processo, desde a área de criação – em que são desenvolvidos desenhos e estampas – até o beneficiamento no chamado “chão de fábrica”, inclusive a forma como são tratados os efluentes e resíduos da produção de acordo com as normas ambientais. A Lancaster recebe o “tecido cru” e efetua a lavagem, tingimento e estamparia, entregando a malha pronto para as confecções de vestuário.