Notícias

Central de Perícias registra a realização de mais de 10 mil avaliações médicas

By agosto 2, 2017 No Comments

A Central de Perícias e Conciliação (CPCON) registrou na última semana a realização de mais de 10 mil perícias médicas, desde a inauguração, em agosto de 2014, das novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), em Florianópolis.

Apenas em 2017, até julho, foram designadas 3.643 perícias, um aumento de 149% em relação ao mesmo período de 2016, quando aconteceram 1.463 atos dessa natureza.

O aumento dos números pôde ser observado a partir do funcionamento das novas salas. Em março de 2012, teve início um projeto-piloto, com a abertura de uma sala no andar térreo da sede da Capital. Na época, foram efetuadas 910 perícias. Atualmente o espaço físico conta com cinco salas de perícias e instalações adequadas às avaliações médicas.

Ainda na última semana, a coordenadora do Cejuscon, juíza federal Micheli Polippo, assinou uma portaria que atualiza a relação das 20 especialidades médicas dos peritos em atuação e estabelece os procedimentos adotados para o CPCON.

A portaria também ampliou a abrangência do CPCON, que pode receber processos com necessidade de perícias de todas as varas de Florianópolis, além de casos complexos originários das sedes do interior.