Notícias

Cejuscon promove evento sobre aplicação do Direito Sistêmico no âmbito da Justiça Federal

By novembro 6, 2017 No Comments

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) de Florianópolis promoveu quinta-feira (26/10/2017) evento sobre a aplicação do Direito Sistêmico e das constelações familiares às conciliações realizadas no âmbito da Justiça Federal. O evento foi organizado pela coordenadora do Cejuscon, juíza Micheli Polippo, e teve como palestrantes o psicólogo Paulo Pimont e a advogada Juliana Foggaça, do Instituo Ipê Rocho. Cerca de 130 pessoas compareceram ao Auditório da Justiça Federal, entre advogados, servidores, defensores públicos da União e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF).

Durante a abertura, a juíza Micheli Polippo explicou que o Cejuscon havia tratado do tema em três oportunidades anteriores e que a ocasião seria dirigida especificamente às ações envolvendo a CEF, representada pela advogada-chefe Raquel Aparecida da Silva e demais advogados e prepostos. Os palestrantes fizeram exposições sobre o emprego das constelações sistêmicas às conciliações bancárias, abordando conceitos, as leis de Bert Hellinger sobre pertencimento, equilíbrio e ordem e as experiências no âmbito da Justiça do Estado.

A coordenadora apresentou o trabalho desenvolvido pelo Cejuscon, que realiza audiências com a Caixa e os conselhos de fiscalização profissional, entre outras instituições, e também sobre questões referentes a desapropriações, reintegrações de posse e matéria ambiental. Ela explicou ainda sobre a reclamação pré-processual, nova classe de ação disponível no sistema eletrônico, que permite a conciliação sem necessidade de ação judicial.

Micheli falou sobre a Caravana da Conciliação, que desloca equipe do Cejuscon para audiências no interior do Estado, e sobre o projeto Conciliando pela Paz, de aulas para estudantes sobre técnicas de conciliação, comunicação não violenta meditação e saúde.

Segundo Micheli, a aplicação das constelações familiares já é realidade no Judiciário de vários Estados e será tema de outra palestra, em 27 de novembro, atividade que integrará a programação da Semana Nacional da Conciliação. Ela cumprimentou os servidores pelo Dia do Servidor Público (28/10) e agradeceu à Direção do Foro da Seção Judiciária pelo apoio ao evento.