Notícias

Justiça Federal recebe visita de alunos do Ensino Fundamental

Por junho 27, 2017 Sem comentários

A Justiça Federal em Florianópolis recebeu hoje (21/5/2017) visita de estudantes de 5ª série do Ensino Fundamental, de escolas das redes pública e privada da capital, para o evento Casa Aberta Kids. Compareceram cerca de 150 alunos, entre 10 e 12 anos de idade, de turmas do Instituto Estadual de Educação e dos colégios Bom Jesus e Catarinense.

Eles foram saudados pelo diretor do Foro da JFSC, juiz federal Jairo Gilberto Schäfer, no Gabinete da Direção, onde puderam interagir com o juiz federal Danilo Pereira Júnior, de Curitiba. A comunicação aconteceu por meio do sistema de videconferência. “Temos a preocupação em formar futuros cidadãos, corretos, que agreguem valor à sociedade”, afirmou Schäfer sobre os objetivos da atividade.

A programação incluiu passagem por uma sala de audiência equipada com vídeo, onde os estudantes receberam explicações do Núcleo de Apoio Judiciário, Daniel Batista Pereira, e puderam falar com crianças que estavam em outros locais da sede. Outra etapa foi a simulação de uma audiência de conciliação, no Cejuscon, com a orientação da juíza federal Micheli Polippo.

O evento terminou no auditório, com a presença de todas as turmas, e a participação especial de agentes da Guarda Municipal de Florianópolis e de agentes, peritos e delegados da Polícia Federal (PF), incluindo o superintendente estadual, delegado Marcelo Mosele. A PF fez demonstrações de reconhecimento de impressões digitais e localização de drogas com auxílio de cão farejador da Polícia Federal.

A professora Maria Alice Martins, do Colégio Bom Jesus, disse que “a atividade promoveu a integração entre os grupos e maiores conhecimentos a respeito da Justiça Federal”. Para a professora Jaqueline Terezinha Ferreira, do Instituto Estadual de Educação, foi uma oportunidade de “conhecer as coisas como são feitas aqui dentro, com uma outra visão”. A professora Magda Poy, do Colégio Catarinense, observou que o evento promoveu “a consciência da cidadania, dos direitos e dos deveres”. A estudante Vitória Beatriz Almeida, do Instituto, disse que a atividade “mostrou uma área que a gente não conhece muito”.

Durante todo o deslocamento pelo prédio, os estudantes foram acompanhados por servidores e agentes de segurança judiciária. O evento integrou a programação em comemoração aos 50 anos da JFSC, celebrados em 9 de maio.

Deixe um comentário