Notícias

JFSC tem nova Direção do Foro

By julho 6, 2017 No Comments

A juíza federal Claudia Maria Dadico tomou posse, hoje (4/7/2017), como diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), para o biênio de 2017 a 2019. A solenidade, realizada no auditório da sede de Florianópolis, foi coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Thompson Flores. O juiz federal Vilian Bollmann assumiu como vice-diretor do Foro.

“A transição de dois em dois anos é uma marca de que as instituições estão funcionando e de que a normalidade de nosso regime democrático está presente”, afirmou o presidente do TRF4. Ele observou, ainda, que nos últimos anos “aumentou a exposição e a responsabilidade dos juízes” e que a nova diretora “reúne todas as condições éticas e intelectuais” para conduzir a administração da seção judiciária.

Em sua primeira manifestação como diretora do Foro, Claudia Dadico lembrou a importância do diálogo. “Com quem [a JFSC] dialoga”, perguntou. “Pode ser o grande conglomerado econômico ou o pequeno empresário, o agente de poder político ou o morador de rua”, citou. “Pensar nessa miríade de sujeitos é um exercício ético”, afirmou a juíza. “Firmo o compromisso ético de prosseguir com a tradição de responsabilidade ética” das administrações anteriores, concluiu Claudia.

O juiz federal Jairo Gilberto Schäfer, que terminou seu mandato de dois anos, agradeceu o apoio do TRF4, desembargadores, juízes, servidores e demais colaboradores à gestão, que ultrapassou um período de dificuldades orçamentárias. Ele disse que a administração foi criativa e a JFSC “saiu fortalecida e aprimorada com a sinergia de todos os partícipes”. Schäfer também fez menção a convênios firmados com várias instituições, como a cooperação para videoaudiências em presídios e monitoramento eletrônico de presos, com o governo do Estado, e para as intimações eletrônicas, com a Advocacia-Geral da União.

A solenidade teve a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, advogados, servidores e outros colaboradores da JFSC. A mesa foi composta, além do presidente do TRF4 e dos juízes que transmitiam ou assumiam o cargo, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques; pelo secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba, que representou o governador; pela deputada estadual Ana Paula Lima, que representou a Assembleia Legislativa; pelo procurador Diogo Pítsica, que representou o prefeito de Florianópolis; pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Gracio Petrone; pela juíza federal Luísa Hickel Gamba, que representou o Tribunal Regional Eleitoral; pelo comandante local do Exército, general-de-brigada Sergio Luiz Tratz; pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal, Roger Fabre, e pelo presidente da seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Marcondes Brincas.