Notícias

Florianópolis: TRF4 promove solenidade em comemoração aos 25 anos

By novembro 7, 2014 No Comments

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) promoveu ontem (6/11), em Florianópolis, uma solenidade em comemoração aos 25 anos da Corte, completados em 30 de março deste ano. Durante o evento também foi lançado, em Santa Catarina, o livro “TRF4: 25 anos de inovação”, em versões impressa e eletrônica (e-book). Os atos foram coordenados pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Tadaaqui Hirose, e tiveram a presença de autoridades, advogados e servidores.

“Nosso TRF4, após duas décadas e meia, mantém o caráter inovador dos tempos de sua criação, atualizando constantemente os seus conceitos a bem de atender as novas demandas impostas pela sociedade atual”, afirmou Hirose. O presidente citou inovações jurisprudenciais, como as decisões de proibição de fumo nos aviões e de reconhecimento de uniões homoafetivas; tecnológicas, como o processo eletrônico (e-Proc) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e administrativas, como a prática da conciliação e a criação de unidades avançadas de atendimento.

O desembargador federal aposentado José Fernando Jardim de Camargo falou em nome dos antigos e atuais integrantes do TRF4, também lembrando que a Corte foi instalada sob a marca da inovação. “O primeiro regimento interno já proibia a prática do nepotismo”, disse Camargo.

O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) em SC, Marcelo da Mota, se referiu à “atuação em casos de grande relevância coletiva”. O presidente da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assinalou o “clima de bom relacionamento e amizade” entre as instituições.

A solenidade incluiu, ainda, uma homenagem da Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina (Ajufesc) a desembargadores e juízes aposentados que tiveram ligação com Santa Catarina. Estavam presentes os desembargadores José Fernando Jardim de Camargo, Carlos Antônio Rodrigues Sobrinho e Silvio Dobrowolski, além do juiz Ivo Tolomini. A entidade foi representada por seu presidente, juiz federal Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves.

Fonte: Imprensa JFSC (http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=10573)