Notícias

Direção do Foro para 2015-2017 toma posse

By julho 3, 2015 No Comments

Com a coordenação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, o juiz federal Jairo Gilberto Schäfer tomou posse hoje (2/7/2015), em Florianópolis, como diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) para o biênio de 2015 a 2017. Schäfer sucede a juíza federal Luísa Hickel Gamba, que exerceu a função nos últimos dois anos. A juíza federal Claudia Maria Dadico permanece como vice-diretora.

O ato teve a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o governador do Estado, Raimundo Colombo, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins. Compareceram à solenidade magistrados federais e estaduais, procuradores, defensores, advogados e servidores, além de familiares dos juízes Jairo Schäfer, Claudia Dadico e Luísa Gamba.

O presidente do TRF4 cumprimentou a ex-diretora pela “exitosa gestão” e afirmou que os novos diretores “detêm as qualidades necessárias para dar continuidade ao trabalho”. Segundo Penteado, “sucesso é uma questão de preparo” e “o mais difícil é fazer as coisas mais simples”.

Luísa Gamba se despediu agradecendo ao TRF4 pelo apoio à sua gestão, em especial ao ex-presidente, desembargador federal Tadaaqui Hirose, que se aposentou após o término do mandato. Durante seu período, foi instalada a 4ª Vara Federal de Itajaí; inauguradas instalações em Itajaí, Laguna e Joinville e Unidade Avançada de Atendimento em Tijucas; abertos Centros de Conciliação em Tubarão, Itajaí, Lages e Jaraguá do Sul e a Central de Videoaudiência em Florianópolis, entre outras realizações. “Tudo foi feito para manter o conceito conquistado pela Justiça Federal neste Estado e na 4ª Região, de ser uma Justiça célere, moderna e atuante”. Luísa lembrou, também, da colaboração de vários juízes e servidores.

Em sua primeira manifestação como diretor do Foro, Jairo Schäfer indicou os eixos estratégicos da próxima administração. “Valorização do elemento humano, com ênfase em aspectos de responsabilidade social e ambiental da instituição, respeito à diversidade, inclusão social e combate ao preconceito; consolidação de programas de qualidade objetivando atingir padrões de excelência na prestação do serviço público e instrumentalizar as unidades judiciárias de toda a estrutura e apoio”.

Schäfer fez menção aos servidores, que são “reconhecidos pela excelência com prestam o serviço, comprometidos e tecnicamente preparados, e merecem a buscada valorização funcional, com a justa e necessária recomposição salarial, o que já foi reconhecido pelo Poder Legislativo, representante maior da democracia brasileira”.

O novo diretor do Foro demonstrou forte emoção ao se dirigir a seus cinco irmãos, todos presentes, tios, esposa e filho, recebendo aplausos da plateia. Ele concluiu fazendo uma homenagem às mulheres. “Ao referir o extenso rol de adjetivos, lembro que todos eles aplicam-se integralmente a uma mulher extraordinária: minha queria mãe Agnes Beatris Schäfer”, que também compareceu.

A solenidade terminou com uma homenagem dos juízes e servidores à juíza Luísa Gamba, entregue pelo presidente da Ajufesc, juiz federal Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, e pela ex-diretora da Secretaria Administrativa, Fernanda Cristina Letti da Silva Pessi. A próxima diretora administrativa será a analista judiciária Lyane Aparecida Hildebrand.

Fonte Imprensa JFSC (http://www.jfsc.jus.br/novo_portal/conteudo/noticias_publicacoes/conteudoNoticiaInternet.php?idMateria=5452)